segunda-feira, 30 de Abril de 2012

Visita àEB2,3 dasMarinhas

No dia 24 de Abril, fomos à EB2,3 das Marinhas porque os alunos do 7º ano de Educação Visual  estão a pintar as arvores que nós desenhamos com lápis de carvão. Nós fomos à sala deles e estivemos a ver como eles pintam e também pintámos um bocadinho. As nossas árvores estão a ficar muito bonitas!
Depois fomos à Biblioteca ouvir uma história, contada pela professora Augusta. A história era muito engraçada e falava de uma velhinha que engoliu alguns animais...
Na escola  havia alunos a cantar canções de Zeca Afonso porque estavam a ensair para a festa do 25 de Abril.
Foi uma manhã espectacular!


Visita à eb2,3 -Articulação Com 2ºciclo-ev Slideshow: Jardim’s trip to Marinhas (near Esposende), Northern Portugal, Portugal was created by TripAdvisor. See another Esposende slideshow. Take your travel photos and make a slideshow for free.

sexta-feira, 27 de Abril de 2012

Concerto pedagógico-instrumentos tradicionais

Fomos ao auditório da Junta de Freguesia assistir a um concerto realizado por dois músicos, o Diogo e o Alberto. As educadoras da nossa escola convidaram estes músicos para fazerem um concerto para nós e eles vieram e trouxeram muitos instrumentos musicais.


Primeiro estiveram a apresentar os instrumentos:-Gaita-de-foles, bombo, caixa de guerra, guitarra clássica, flauta, violas de várias terras de Portugal como a viola Braguesa que é de Braga e explicaramque existem outras violas deoutras terras de Portugal.Mostraram também o cavaquinho e disseram que ele era o pai de outros instrumentos parecidos existentes noutros paises. Depois mostraram a concertina,que também se chama acordeão, o  bandolim e adufe que é um instrumento usado no tempo das avós.
Depois com os instrumentos tocaram várias canções infantis e tradicionais Portuguesas e nós ouvimos, cantamos e acompanhamos com palmas como por exemplo “As pombinhas da Catrina”, “Laurindinha”, “Indo eu a caminho de Viseu”, “O balão do João”, “Lá em cima está o tiroliroliro”…
Foi um concerto que todos gostamos muuuuito!

quarta-feira, 18 de Abril de 2012

Encontro com escritor-João Manuel Ribeiro

No dia 13 de Abril estivemos na escola de Belinho para um encontro com o escritor João Manuel Ribeiro.
Na sala ficámos a conhecer alguns livros dele e depois fomos conhecê-lo.
Ele foi muito engraçado e leu outro livro que nós não conhecíamos e ensinou-nos a canção do atchim! Explicou porque começou a escrever livros para menino da nossa idade disse-nos que gostava muito de brincar com as letras e com as palavras também.
Os meninos do JI de Pinhote disseram alguns versos, outros meninos fizeram-lhe perguntas sobre os livros e como os escreve e outros ofereceram-lhe desenhos e trabalhos feitos na escola.
Como gostámos muito do livro  dele que se chama "Soletra a letra"  também fizemos poesia e depois fomos entregar-lhe. Ele gostou muito e leu para todos os meninos.
Foi uma manhã muito divertida!
para mostrar que também brincamos com as letras, aqui vai a nossa brincadeira:

Papá gosta de peixe,
de porco e polvo também.
Adora patos e pintainhos
Faz palhaçadas como ninguém!

A Matilde e a Maria 
são menina muito malandras!
Vão ao Martim pedir morangos,
vão em meias e sem mangas  

Francisca é um amor,
foi à floresta com uma faca
e apanhou uma flor.


quarta-feira, 11 de Abril de 2012

"Pela Floresta"de Anthony Browne




A professora Augusta, que trabalha nas bibliotecas do nosso Agrupamento,contou-nos uma história engraçada que gostamos muito, que se chama "Pela Floresta"e que nas imagens apareciam outras historias conhecidas.
A nossa Educadora levou o livro para a sala e contou-a outra vez e descobrimos ainda mais histórias!
Como queríamos que os nossos pais também soubessem,a nossa educadora mandou uma folha para casa para lhe contarmos e eles escreverem.Os nossos pais ficaram um bocadinho aflitos porque acharam que nós estávamos a baralhar as histórias todas e não compreenderam muito bem  o que lhe  contamos.
Passados alguns dias aprendemos a lengalenga: "pelo muro abaixo vai uma formiga com uma mão na testa e outra na barriga" e um menino disse que esta lengalenga começava quase da mesma maneira que a história da floresta mas a rimar.
Foi assim  que  surgiu a ideia de inventarmos uma nova história com rimas. Desenhamos uma floresta,fizemos as personagens com molas. Gravamos e fizemos este filme com as imagens do livro e com as nossas.O  resumo da história original vai ficar na nossa "capa especial"" (portefólio) para nunca mais nos esquecermos e  para os nossos pais também conhecerem a história.
Esperamos que gostem porque nós gostamos muito de fazer este trabalho.



video